Israel promete resposta dura após ataque iraniano: ‘Teerã vai arder’, diz ministro
2025-06-14
Categoria: Notícias

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, fez um pronunciamento firme contra o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, após um novo ataque com mísseis que atingiu a região central de Israel.
Na madrugada de sábado, sete soldados israelenses ficaram feridos em bombardeios atribuídos a forças iranianas. Em resposta, Katz lançou uma ameaça direta, deixando claro que qualquer nova agressão poderá ter como alvo a capital iraniana.
“Se Khamenei continuar ordenando lançamentos de mísseis contra a retaguarda israelense, Teerã será incendiada”, declarou o ministro em comunicado à imprensa. Ele afirmou ainda que o líder iraniano estaria colocando toda a população do país em perigo ao adotar uma postura ofensiva voltada contra civis em território israelense.
“O ditador iraniano está usando sua própria população como escudo humano, criando um cenário em que os moradores de Teerã, em particular, poderão pagar um preço altíssimo”, acrescentou Katz.
Alerta do Irã aos países ocidentais
Pouco antes da declaração israelense, autoridades iranianas advertiram o Reino Unido, os Estados Unidos e a França para que não se envolvam nas ações militares contra Israel. O Irã também ameaçou atingir bases militares desses países na região, caso interfiram.
O ataque iraniano mais recente seria uma retaliação às operações de Israel contra instalações estratégicas em território iraniano, incluindo locais militares e nucleares.
Cientistas iranianos mortos em ofensiva israelense
Na sexta-feira, as Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram a identidade de nove cientistas iranianos mortos em ataques coordenados, realizados como parte de uma operação contra o programa nuclear do Irã.
Segundo os militares, os cientistas desempenhavam funções-chave no desenvolvimento de armas nucleares e estavam entre os principais nomes cotados para dar continuidade ao trabalho de Mohsen Fakhrizadeh, considerado o principal mentor do projeto nuclear iraniano.
As ações, realizadas em Teerã, também resultaram na morte de dezenas de oficiais das forças armadas iranianas, incluindo seis comandantes de alto escalão. As FDI informaram que os ataques ocorreram após anos de monitoramento e coleta de dados por uma unidade de inteligência secreta.
Lista dos cientistas mortos:
-
Fereydoon Abbasi – especialista em engenharia nuclear
-
Mohammad Mehdi Tehranchi – físico
-
Akbar Motalebi Zadeh – engenheiro químico
-
Saeed Barji – especialista em engenharia de materiais
-
Amir Hassan Fakhahi – físico
-
Abd al-Hamid Minoushehr – especialista em física de reatores
-
Mansour Asgari – físico
-
Ahmad Reza Zolfaghari Daryani – engenheiro nuclear
-
Ali Bakhouei Katirimi – engenheiro mecânico