Prime Info Br

Governo federal recebe 103 brasileiros deportados vindos dos Estados Unidos

2025-05-26

Categoria: Notícia

Governo federal recebe 103 brasileiros deportados vindos dos Estados Unidos

O governo federal recebeu neste sábado (24) mais um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos. Ao todo, 103 pessoas desembarcaram no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, localizado no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Segundo dados divulgados, o grupo era composto por 90 homens e 13 mulheres, sendo a maioria — cerca de 38% — jovens com idades entre 18 e 29 anos.

Dentre os deportados, três tinham pendências judiciais no Brasil e foram encaminhados para a custódia da Polícia Federal. Outros 76 seguiram para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Bruno Teixeira, secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, afirmou que o acolhimento foi feito de maneira segura e com respeito à dignidade dos repatriados. Ele destacou a atuação conjunta dos governos federal, de Minas Gerais e do Ceará, que têm garantido uma recepção rápida e humanizada para quem retorna ao país. “O Brasil é dos brasileiros, e a gente continuará na luta pelos direitos humanos dos repatriados”, declarou.

Ricardo Collar, diretor de Promoção dos Direitos Humanos da mesma secretaria, reforçou que a expectativa do governo é de que essas pessoas possam reconstruir suas vidas no Brasil. “É aqui que está o seu futuro, é aqui que eles vão conseguir realizar seus sonhos e se reintegrar social e profissionalmente”, afirmou.

Estrutura de acolhimento

A recepção contou com apoio da Polícia Federal, da Defensoria Pública da União e de cinco ministérios: Saúde; Justiça e Segurança Pública; Relações Exteriores; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Defesa. Os governos do Ceará e de Minas Gerais também participaram da operação.

Durante a chegada, os deportados receberam kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e orientações sobre como acessar serviços públicos essenciais. Aqueles sem moradia foram encaminhados a espaços de acolhimento temporário com hospedagem e refeições garantidas.

Balanço geral

Entre fevereiro e maio deste ano, o Brasil já repatriou 783 cidadãos em situação de vulnerabilidade no exterior, especialmente nos Estados Unidos. As operações ocorreram nos dias 7 e 21 de fevereiro, 15 e 28 de março, 11 e 25 de abril, e 9 e 24 de maio.

Desse total, 616 são homens, 155 mulheres e 12 pessoas cujo gênero não foi informado. As ações são parte de uma política do governo federal voltada para garantir o retorno seguro e digno de brasileiros deportados, com foco no respeito aos direitos humanos e à reintegração social.